1.Ensino de Línguas em EaD
Coordenadores: Prof. Ms. Samuel Lima (UFC) e Profª. Ms. Tatiana Carvalho (UECE)
Proposta: O GT "Ensino de línguas em EaD" tem como tema central estudos sobre o ensino de língua materna e o de língua estrangeira mediado pelas novas tecnologias. Tem-se como objetivo congregar pesquisas em Linguística, Linguística Aplicada, Educação e áreas afins, cujo foco principal seja ensino de línguas e tecnologias; produção, uso e análise de objetos de aprendizagem para o ensino de línguas; produção e análise de material didático para o ensino de línguas em EaD; ferramentas de ensino e ambientes virtuais de aprendizagem; interação virtual e ensino e outros temas afins.
2.Gêneros Digitais e Letramentos
Coordenadores: Prof.ª Ms. Ana Cristina Lobo Sousa (UFC) e Prof.ª Ms. Regina Cláudia Pinheiro (UECE)
Proposta: O GT “Gêneros digitais e Letramentos” pretende apresentar e discutir trabalhos que relacionem gêneros digitais e letramentos no contexto do ensino-aprendizagem a distância. Nossa proposta considera que o desempenho acadêmico em EaD pode se valer dos estudos teóricos acerca dos gêneros digitais e do hipertexto, bem como do que se tem discutido hoje sobre letramentos.
3.Formação de Tutores
Coordenadores: Profa. Ana Cláudia Uchôa Araújo (IFCE) e Profa. Gina Maria Porto de Aguiar (IFCE)
Proposta: O GT Formação de Tutores tem como proposta central o estudo do processo de formação inicial e continuada de professores-tutores, ocorrido nas instituições que ministram cursos semipresenciais, mediados pelas novas tecnologias. O seu objetivo é apresentar um painel de discussão que envolva pesquisas e relatos de experiências nas áreas de Educação, Educação a Distância, Informática Educativa e áreas afins, e cujo foco principal seja a formação para o docente atuante em EaD, a atuação do professor-tutor no ambiente virtual de aprendizagem e a sua relação com a aprendizagem discente, estratégias de mediação andragógica, a importância da afetividade na relação estabelecida entre o professor tutor e os cybereducandos, entre outros temas.
4.Material Didático em EaD
Coordenadores: Prof. PhD Eduardo S. Junqueira (UFC)
Proposta: O GT pretende apresentar e discutir trabalhos teóricos e/ou empíricos desenvolvidos a partir da problemática da produção de materiais didáticos para educação a distância na transição entre o impresso e o virtual. Objetiva-se explorar os impasses e possibilidades oriundos da transposição do paradigma do impresso para a tela e/ou da proposição e elaboração de artefatos com conteúdos hipermodais a partir do paradigma digital e implicações para leitura/navegação e aprendizagem.
5.Design Instrucional
Coordenadores: Prof. Ms. Cristiane Borges (IFCE) e Profª. Ms. Jane Guedes (IFCE)
Proposta: O GT Desing Instrucional tem como tema central estudos sobre a transição didática de conteúdos para a educação a distância. Tem-se como objetivo congregar pesquisas em Linguística, Linguística Aplicada, Educação e áreas afins, cujo foco principal seja a transição didática de conteúdos para o ensino de línguas; produção e análise de material didático para o ensino de línguas em EaD.
0 comentários